Na minha opinião a obesidade não depende do bom funcionamento dos mecanismos fisiológicos de fome e saciedade. Um conceito que foi abandonado pela medicina e que devia ser resgatado é o de "dieta patogênica". Se a dieta é patogênica e quem a consome fica obeso, diabético ou contraí cárie. O doente é uma VÍTIMA dessa dieta. Mas se for vendida a ideia (como é vendida por médicos e nutricionistas) de que as pessoas possuem "maus hábitos alimentares" e "estilo de vida sedentário". As pessoas que ficam obesas, diabéticas e contraem cáries aparecem como CULPADAS. Afinal elas são responsáveis por seus hábitos e estilo de vida. Se considerarmos que a dieta é patogênica e que o que torna a dieta patogênica é o açúcar (e secundariamente o refinamento dos cereais) a gente liquida essa fatura. Para quem duvida do que estou dizendo considere que o povo brasileiro consome mais de 60 quilos de açúcar, 25 quilos de arroz, 16 quilos de feijão e apenas 7 quilos de peixe. Ou seja o brasileiro consome mais açúcar puro que arroz, feijao e peixes juntos. O brasileiro consome 80 litros de refrigerante e apenas 2 litros de vinho. Se consumisse 80 litros de vinho e apenas 2 quilos de açúcar (por pessoa por ano em média) com certeza seria um povo mais saudável. Choquei? Pois bem no Vaticano se consome 70 litros de vinho por pessoa EM MÉDIA anualmente.
Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM/GO 13192 / RQE 11915 e CRM/SC 32949 / RQE 22416
Atendimento presencial ou por telemedicina.
O objetivo desse blog é inter-relacionar Medicina e Meio ambiente. As informações aqui disponíveis JAMAIS substituem a consulta médica presencial. Portanto se você apresenta algum sinal ou sintoma recomendo que procure um médico. Criei esse blog em 2010 (ou seja, o acervo de postagens é grande) com o objetivo de disseminar informação de qualidade para leigos e com isso promover mudanças em hábitos de vida.
Agendamento de consultas: (62) 99233-7973
As dicas deste blog NÃO substituem a avaliação MÉDICA ou por profissional de Saúde capacitado. Portanto devem ser seguidas somente sob aprovação e orientação destes. A automedicação, prática de ingerir medicamentos por conta e risco próprio sem acompanhamento médico, apresenta grandes riscos. Portanto ao apresentar qualquer sintoma procure auxílio médico. Evite o risco de ingerir suplementos, medicação errada e/ou desnecessária e com isso a exposição a efeitos colaterais. A automedicação também pode mascarar sinais e sintomas levando a um diagnóstico tardio de inúmeras doenças mais sérias. Apenas médicos estão habilitados a prescreverem medicações. Alguns suplementos alimentares e fitoterápicos podem ser prescritos por nutricionistas. Lembre-se que suplementos e fitoterápicos possuem princípio ativo e por isso também possuem efeitos colaterais.
1 comentários:
Na minha opinião a obesidade não depende do bom funcionamento dos mecanismos fisiológicos de fome e saciedade. Um conceito que foi abandonado pela medicina e que devia ser resgatado é o de "dieta patogênica". Se a dieta é patogênica e quem a consome fica obeso, diabético ou contraí cárie. O doente é uma VÍTIMA dessa dieta. Mas se for vendida a ideia (como é vendida por médicos e nutricionistas) de que as pessoas possuem "maus hábitos alimentares" e "estilo de vida sedentário". As pessoas que ficam obesas, diabéticas e contraem cáries aparecem como CULPADAS. Afinal elas são responsáveis por seus hábitos e estilo de vida. Se considerarmos que a dieta é patogênica e que o que torna a dieta patogênica é o açúcar (e secundariamente o refinamento dos cereais) a gente liquida essa fatura.
Para quem duvida do que estou dizendo considere que o povo brasileiro consome mais de 60 quilos de açúcar, 25 quilos de arroz, 16 quilos de feijão e apenas 7 quilos de peixe. Ou seja o brasileiro consome mais açúcar puro que arroz, feijao e peixes juntos. O brasileiro consome 80 litros de refrigerante e apenas 2 litros de vinho. Se consumisse 80 litros de vinho e apenas 2 quilos de açúcar (por pessoa por ano em média) com certeza seria um povo mais saudável. Choquei? Pois bem no Vaticano se consome 70 litros de vinho por pessoa EM MÉDIA anualmente.
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.