"Doutora, estou tomando um polivitamínico, cálcio, colágeno, vitamina E e ômega 3."
Mas será que "quanto mais, melhor" se aplica nessa situação?
Uma pesquisa feita na Johns Hopkins Bloomberg Escola de Saúde Pública revelou que 50% dos adultos americanos tomam alguma forma de suplemento vitamínico. A indústria americana de vitaminas vem crescendo 12 bilhões de doláres por ano, e o principal argumento que usam para vender seus produtos é que a dieta dos americanos é insuficiente em vitaminas e minerais.
Um dos suplementos mais tomados por adultos acima de 50 anos é o cálcio - na forma de carbonato ou citrato. Cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens nessa faixa etária fazem uso diário de suplementos de cálcio e por ser uma população de alto risco cardiovascular, estudos vem investigando a segurança e riscos desses suplementos.
Uma metanálise publicada por Bolland et al no Brittish Medical Journal revisou 8 estudos placebo-controlados com mais de 28 mil mulheres e a conclusão foi que o grupo tomando suplementos de cálcio teve um risco aumentado para infarto agudo do miocárdio (RR 1,24) e acidente vascular cerebral (RR 1,15). Este efeito pode ser causado por depósito de cálcio da camada média da artéria ou alguma ação pró-coagulante ainda desconhecida.
O excesso de cálcio também pode cursar com hipercalcemia e hipercalciúria com risco aumentado de cálculos renais.
A recomendação diária para adultos é de 1.000 a 1.200mg/dia ou 3 a 4 porções de derivados de leite na alimentação. Fontes de cálcio para quem tem intolerância a lactose consistem em brócolis, couve, chia e espinafre.
A sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia recomenda a suplementação de cálcio apenas quando a ingestão alimentar não é suficiente para atingir as necessidades diárias ideais.
Informe-se com o seu médico sobre o que vc está tomando!
#geracaopubmed #endocrinologiabaseadaemevidencia #medicinabaseadaemevidencia #endoclinicdoctors
Fontes:
- BMJ. 2011 Apr 19;342:d2040. doi: 10.1136/bmj.d2040
- MAEDA, Sergio Setsuo. Guia Prático em Osteometabolismo. São Paulo: Segmento Farma -2014.
- GUALLAR, E et al. Enough is Enough: Stop Wasting Money on Vitamins and Mineral Supplements. Ann Intern Med 2013; 159:850-851.
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.