O estudo é pequeno e se faz necessário um maior aprofundamento da questão, mas testes em 50 pessoas associaram o excesso de peso a pior "memória episódica", ou a capacidade de lembrar experiências passadas.
Publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, o estudo afirma que memória menos viva de refeições recentes poderiam levar a excessos. No entanto, outros aspectos da memória - tais como o conhecimento geral - não foram afetados.
Testes realizados previamente em ratos haviam mostrado que com a circunferência de cintura maior estavam relacionados a performances mais pobres em testes de memória, isso foi misturado a evidência em humanos.
As últimas experiências olharam para a memória episódica - a fita de vídeo em sua mente - que lembra o cheiro de uma xícara de café ou a sensação de segurar a mão de alguém. Cinquenta pessoas com um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18 (saudável) a 51 (obesidade grave) participaram de um teste de memória – parecido com uma caça ao tesouro.
Eles tiveram de "esconder" objetos em diferentes momentos e em diferentes cenas exibidas em uma tela de computador. Depois, foram convidados a recordar o que haviam escondido, quando e onde.
Os resultados mostraram que entre as pessoas obesas o acerto foi 15% mais baixos do que as pessoas mais magras.
"Para eles, a lembrança de uma refeição recente é mais fraca, tem menos impacto na mente, então, eles podem ter menos capacidade de regular o quanto eles comerão mais tarde."
Os hormônios da fome desempenham um grande papel no quanto comemos, mas já é reconhecido que nossas mentes têm um papel fundamental também.
Pessoas que comem assistindo TV, por exemplo, têm tendência a comer ou sentir mais fome mais cedo. E vai repetindo as refeições em um curto período de tempo.
"É muito cedo para falar em termos de aconselhamento, mas certamente estamos começando a observar os mecanismos em que a obesidade se perpetua”, dizem os pesquisadores.
A regra é “concentre-se na sua comida, mas isso pode ser um pouco mais difícil se a pessoa está acima do peso”.
Fonte: https://www.facebook.com/evidenciasemobesidade/photos/a.127569930742464.28696.127271097439014/573501856149267/?type=3&theater
quinta-feira, 10 de março de 2016
Pessoas obesas têm memória episódica pior, sugere estudo
Postado por
Dr. Frederico Lobo
às
09:53
Enviar por e-mail
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.