terça-feira, 26 de março de 2019

#BombaTôFora - “Os efeitos colaterais do uso de esteróides anabolizantes realmente ocorrem?


Slides da apresentação do Dr. Clayton Macedo ( @cldmacedo ), presidente da Comissão Temporária para o Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte (CTEEE-SBEM). A aula aconteceu no dia 24/03/2019 no Simpósio Integrado de Endocrinologia do Exercício (SIEEX). 

Estamos vivendo um problema de saúde pública e há pessoas pagando caro por isso. Semanalmente recebo no consultório particular e também no SUS, pacientes "sequelados" após uso de Esteróides Androgênicos Anabolizantes (EAA).

Volto a repetir: Não existe indicação de reposição de hormônios em quem não tem deficiência. A prescrição por estética configura infração ética perante o Conselho Federal de Medicina e não encontra respaldo das maiores entidades de Endocrinologia do mundo. Razão disso? Não existe segurança para prescrição. Os resultados são heterogêneos. Alguns não apresentam efeitos colaterais a curto ou longo prazo, inúmeros outros apresentam. Portanto: ⠀Primum non nocere ou primum nil nocere, que é um termo latino da bioética que significa "primeiro, não prejudicar".

Att

Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 | RQE 11915











0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.