segunda-feira, 23 de março de 2020
Nota da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício
Postado por
Dr. Frederico Lobo
às
07:16
0
comentários
Enviar por e-mail
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
domingo, 22 de março de 2020
Nutrientes e sistema imunológico - vídeo educativo da ABRAN
Postado por
Dr. Frederico Lobo
às
07:29
0
comentários
Enviar por e-mail
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
quinta-feira, 12 de março de 2020
Alzheimer: diretrizes para prevenção, aspectos nutricionais
Foram publicados os resultados de um relatório global sobre a doença de Alzheimer
De acordo com um estudo global publicado hoje, poderia ser feito mais para prevenir a doença de Alzheimer.
Alzheimer's Disease International, a federação mundial das associações de Alzheimer, encomendou o 'Relatório Mundial Alzheimer 2014 - Redução do risco e demência: Uma análise dos fatores protetores e modificáveis'.
Publicado hoje (17 de setembro), ele revela que controlar o diabetes e a pressão arterial elevada pode reduzir o risco de demência no futuro. Parar de fumar e reduzir os fatores de risco cardiovascular também ajuda a reduzir o risco de desenvolver doença de Alzheimer.
O diabetes sozinho aumenta o risco de demência em 50%, relatam os autores, liderados pelo Professor Martin Prince do King's College London, Reino Unido.
Ele diz: "Já há evidências de vários estudos quanto a que a incidência de demência está diminuindo em países de alta renda, associados a melhorias na educação e na saúde cardiovascular. Precisamos fazer tudo o que pudermos para acentuar essas tendências. Com um custo global de mais de 600 bilhões dólares americanos, dificilmente poderia ser mais importante o que está envolvido."
O relatório afirma que o controle do tabaco e a melhor prevenção, detecção e controle da hipertensão e do diabetes são fundamentais para reduzir o risco de demência em nível da população. De maneira que a demência deve ser "integrada nos programas de saúde pública tanto globais como nacionais, ao lado de outras importantes doenças não transmissíveis".
Marc Wortmann, da Alzheimer's Disease International, comentou: "De uma perspectiva de saúde pública, é importante notar que a maioria dos fatores de risco para a demência se sobrepõem com os de outras importantes doenças não transmissíveis. Em países de alta renda, há um maior foco nos estilos de vida mais saudáveis, mas este não é sempre o caso com os países de baixa e média renda
"Estima-se que em 2050, 71% das pessoas com demência estarão vivendo nestas regiões, então implementar campanhas eficazes de saúde pública pode ajudar a reduzir o risco global."
Fonte: www.doctors.net.uk
Todo dia 21 é um dia especial rs. Hj é dia da Árvore, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Estima-se que em todo o mundo, existam mais de 35 milhões de pessoas com Alzheimer e q esse nº provavelmente ultrapassará 80 milhões até 2040.
A Diretriz publicado pela George Washington University School of Medicine e pelo Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM) defende a diminuição do risco de se desenvolver Doença de Alzheimer pela alimentação nutrologicamente equilibrada. “Combinar alimentação com atividade física, evitando o consumo exagerado de metais como cobre e ferro pode maximizar a proteção do cérebro”, afirma Dr Barnard, um dos autores desta diretriz.
A diretriz pode ser dividida em 7 pilares:
1- Evitar ao máximo gordura trás e gordura saturada
2- A base da dieta deve ser constituída de vegetais, legumes ( feijão, ervilha, lentilha), frutas e grãos integrais.
3- Vitamina E diária – fornecida por nozes, castanhas ou sementes.
4- Vitamina B 12 diária (2,4μg por dia para adultos).
5- Evite polivitamínicos que contenham ferro e Cobre. Faça reposição destes micronutrientes somente com orientação Medica.
6- Evite tigelas e outros utensílios que possuam alumínio na sua composição.
7- Atividade Física aos menos 120 minutos por semana.
Fonte: http://www.pcrm.org/health/reports/dietary-guidelines-for-alzheimers-prevention
Postado por
Dr. Frederico Lobo
às
11:01
0
comentários
Enviar por e-mail
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook