Você provavelmente conhece alguém que, quando está com muita fome, muda o humor drasticamente. Ou então alguém que fica nas nuvens após comer um pedaço de bolo ou um prato caseiro. Essa relação entre a saciedade e a felicidade, de fato, tem um fundo de verdade. A explicação está na função dos alimentos: eles servem como fonte de combustível para todo o corpo, até mesmo para o cérebro e, assim, impactam no bem-estar social e nas emoções que sentimos. É por isso, também, que os alimentos podem ser aliados contra a depressão.
Mais precisamente, ingredientes anti-inflamatórios podem minimizar transtornos depressivos. A descoberta foi feita por um estudo de revisão publicado pelo periódico Clinical Nutrition. Veja, a seguir, o que os pesquisadores observaram.
Alimentos contra depressão
Os cientistas compararam os resultados de 11 estudos, com um total de mais de 100 mil participantes com faixa etária entre 16-72 anos.
Na análise, foi possível identificar que houve uma associação significativa entre os grupos que seguiram uma dieta pró-inflamatória com o aumento do risco de diagnóstico de depressão. Ao mesmo tempo, aqueles que adotaram uma dieta anti-inflamatória apresentaram menos sintomas como mudanças de humor.
Referência bibliográfica:
- Katie T. et al. An anti-inflammatory diet as a potential intervention for depressive disorders: A systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition, 2019.
Fonte: https://nutritotal.com.br/publico-geral/alimentos-contra-depressao/
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.