A pandemia veio para nos mostrar que precisamos evoluir e nos adaptar às tecnologias. Desde o começo da pandemia eu já previa algumas e final de 2020 se confirmaram.
A Pandemia favoreceu o encontro de duas pandemias: a de obesidade e a do novo coronavirus. Primeiramente percebemos já por volta de Fevereiro/Março que morriam mais obesos de COVID-19 do que pacientes com peso dentro da normalidade. Com isso a Medicina acrescentou a obesidade como fator de risco para a COVID-19. Com isso também orientamos os pacientes sobre os riscos do isolamento social para a saúde. Ou seja, confinar-se não é sinônimo de inércia, criar raízes no sofá, assistindo netflix.
Ao longo desse 1 ano e veio vi de tudo, principalmente no ambulatório de Nutrologia do SUS. Vi:
- Gente que engordou por conta da pandemia.
- Gente que emagreceu por medo ao ver os noticiários falando sobre a obesidade como grupo de risco e uma maior mortalidade de obesos nas UTIs.
- Gente que passou a se exercitar mais, por ter mais tempo.
- Gente que passou a comer melhor, pois teve que preparar as próprias refeições e passou a ter mais tempo disponível para cuidar de si.
- Gente que passou a comer pior, por pedir apenas delivery de comida
- Gente que por conta do estresse e medo, paralisou-se e abandonou dieta e prática de exercícios.
- Gente que ganhou peso por aumento da ansiedade, combinado ao fato de ficar mais sedentário, confinar-se, quarentenado.
- Gente que teve COVID, ficou muito sintomático, teve medo e isso foi um start para um processo de mudança.
- Gente que teve COVID e por ter bons hábitos de vida, praticar atividade física, passou praticamente ileso pela doença.
- Gente que se contaminou, foi parar na UTI, foi intubado e no pós-UTI começou a ganhar peso.
- Gente que teve COVID, foi para a UTI, foi intubado, perdeu muito peso (principalmente massa magra) e agora luta para recuperar o que foi perdido.
- Gente que não foi para a UTI, mas teve COVID e após a COVID ganhou muito peso, por forte componente ansioso.
- Psicoterapia semanal/quinzenal
- Consulta com nutricionista quinzenal/mensal
- Prática de atividade física com personal de 3 a 5 vezes por semana
- Não terá que se locomover até uma academia, poupando tempo, dinheiro e exposição ao novo coronavirus.
- É o mais ideal para aqueles que tem a vida turbulenta, cheia de afazeres e conhecem bem a desculpa: "Não tenho tempo para treinar'.
- Gastará menos, já que os profissionais cobram um preço menor e você não precisa pagar academia. O valor da hora aula de um personal on-line é menor também pois ele não tem os custos da locomoção.
- O seu treino será supervisionado via vídeo-chamada e com isso as chances de você realizar algum movimento errado é menor.
- Você estará na comodidade do seu lar.
- Independente de onde você esteja, não terá desculpa para não treinar.
- O treino será montado de forma personalizada para você.
- Muitos pacientes acima do peso se sentem incomodados em academias, por se tratar de um ambiente inóspito ao corpo gordo. Sendo assim, ele tende a abandonar o lugar que o gera sensações ruins (e ele está certo).
- Treinando em casa, on-line, as chances do indivíduo "dar bolo" no personal é reduzido. Ou seja, mais ação e menos desculpas.
- Por ser mais barato, mais prático e demandar menos tempo, é nítida a motivação dos pacientes. Muitos afirmam que inclusive mesmo após a pandemia não voltarão para academia. Eu sou um deles. Não troco o meu personal por nada.
Prof. Marcio Souza - Personal Trainer e Especialista em Educação física escolar
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.