Nesta edição da JAMA Internal Medicine, Ried-Larsen e colegas relatam um estudo longitudinal dos benefícios do ciclismo em uma grande coorte de pessoas com diabetes, com 110 944 pessoas-ano de acompanhamento, de 10 países da Europa Ocidental.
O ciclismo foi associado a pelo menos 24% menor mortalidade por todas as causas quando comparado com não ciclistas, independentemente de outras atividades físicas e possíveis fatores de confusão.
Claro, estes são dados observacionais, embora cuidadosamente analisados para minimizar a confusão, e o padrão de benefício em forma de U na mortalidade foi inesperado e incompletamente explicado no reexame cuidadoso.
Reconhecemos que andar de bicicleta requer condicionamento físico, um bom senso de equilíbrio e os meios para comprar uma bicicleta.
Também entendemos que andar de bicicleta regular requer morar em uma área onde é razoavelmente seguro, e celebramos a instalação de mais ciclovias, particularmente faixas protegidas, em muitas cidades ao redor do mundo.
Apesar das limitações de um estudo observacional e do possível viés de seleção de pessoas capazes de pedalar, é importante compartilhar essas evidências para os benefícios potencialmente grandes para a saúde do ciclismo, que quase certamente se generalizam para pessoas sem diabetes.
Além disso, há benefícios ambientais em aumentar o uso do ciclismo para deslocamento e outros transportes, porque o ciclismo ajuda a diminuir os efeitos ambientais adversos e à saúde dos gases de escape de automóveis.
Os dados do relatório de Ried-Larsen e colegas se somam a estudos anteriores que mostram benefícios do ciclismo em comparação com outras atividades físicas.
Um grande estudo dinamarquês anterior publicado em 2000 mostrou benefícios significativos para a saúde do ciclismo para o trabalho, como uma diminuição de 40% no risco de mortalidade após ajuste multivariado, incluindo atividade física no lazer.
A análise de Ried-Larsen e colegas fortalece os dados epidemiológicos sobre ciclismo e sugere fortemente que ele pode contribuir diretamente para vidas mais longas e saudáveis.
Como ciclistas ávidos e/ou aspirantes a ciclistas, somos vendidos sobre os benefícios mentais e físicos de chegar ao trabalho e ver o mundo em 2 rodas, autopropelidos, e achamos que vale a pena tentar.
“Compartilhar é se importar”
Instagram:@dr.albertodiasfilho
EndoNews: Lifelong Learning
Inciativa premiada no Prêmio Euro - Inovação na Saúde
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.