A queda de cabelo e o "enfraquecimento" das unhas são condições que incomodam muito as mulheres, sendo bastante comum a procura do Nutricionista para tentar contornar a situação através da alimentação.
Mas será que a Nutrição/Nutrologia pode mesmo auxiliar nessa questão?
A resposta é: SIM, e muito!
Diversos déficits nutricionais podem ocasionais esses "sinais clínicos", o que inclui a deficiência de proteínas, ferro, zinco, cobre, silício, biotina, vitamina A, dentre outros. Todos esses nutrientes exercem ações fundamentais na manutenção da saúde (brilho, "vitalidade", cor, "força", crescimento e formato) dos cabelos e/ou das unhas, ou seja, caso a alimentação ou absorção esteja muito ruim, esses sinais clínicos poderão aparecer.
Mas o que fazer?
Você deve ter pensado "comprarei um polivitamínico e tudo se resolverá." Mas não é bem assim! Primeiramente, devemos avaliar os seus hábitos alimentares e analisar quais possíveis déficits estão te acometendo e, se necessário, solicitamos exames para complementar.
Normalmente, a melhora dos hábitos alimentares e a prescrição de um plano adequado já surtirá efeito em algum tempo, diminuindo as quedas e fortalecendo as unhas. Caso seja realmente necessário e os exames demonstrem déficits, podemos suplementar também com nutrientes específicos nas doses corretas para acelerar o processo.
Mas lembre-se: tudo deve ser feito com o acompanhamento de um Nutricionista ou Médico Nutrólogo, pois a suplementação deve ser feita de modo que maximize a absorção dos nutrientes. Agende sua consulta!
Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor: Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.