O Departamento de Atividade Física da ABESO (Associação Brasileira para estudos da obesidade e síndrome metabólica), elaborou um guia sobre a importância da atividade física na obesidade.
De forma didática ele trata de conceitos básicos relacionados ao tema, a começar pela própria diferença entre atividade física e exercício físico e a inter-relação entre sedentarismo e obesidade.
Mostra como o sedentarismo pode levar ao surgimento de inúmeras doenças e o que ocorre da cabeça aos pés quando seu corpo se exercita. Há ainda orientações sobre o tipo de exercício, a frequência e a intensidade para quem está acima do peso.
Atividade física e exercício físico são ferramentas fundamentais não apenas para ajudar no processo de emagrecimento e manutenção do peso, mas para prevenir e tratar inúmeras doenças além da obesidade.
Ano após ano o sedentarismo vem aumentando na zona urbana em todo mundo (tema já tratado aqui no blog). Mesmo com a tentativa do ministério da saúde estimulando o combate a ele. Muitas vezes, as pessoas com sobrepeso e obesidade não se sentem estimuladas à prática do exercício físico, porque não entendem todos os males provocados por sua falta no dia a dia, nem enxergam em maior profundidade os seus inúmeros benefícios. Ou, ainda, até querem se movimentar, mas fazem isso sem a devida orientação de um profissional de Educação Física, por exemplo, e sem terem o conhecimento de considerações muito importantes quando alguém com excesso de peso decide treinar.
Para acessar clique aqui: https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2021/08/GuiaAtividadeV4-CapaB.pdf
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.