Não existem evidências científicas demonstrando que o consumo MODERADO de café possa causar gastrite, condição clínica bastante comum no consultório!
As principais causas de gastrite é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, ingestão excessiva de álcool, tabagismo, uso de medicamentos como os anti-inflamatórios, corticóides, além de determinadas doenças autoimunes.
No entanto, caso você apresente algum desconforto gástrico com frequência e/ou um diagnóstico fechado de gastrite e esofagite feito por um Médico, o consumo do café e de outras bebidas que contenham cafeína devem ser EVITADAS (além de outros alimentos).
E isso se dá pelo fato de que o café possa desempenhar um papel irritante no estômago que já está "inflamado", além de uma possível ação no aumento da produção de ácido e de relaxamento do esfíncter entre o esôfago e o estômago, podendo agravar os sintomas e até agravar uma possível esofagite.
Lembre-se: o tratamento nutricional da gastrite e esofagite é de extrema importância, visto que essa lesão não cuidada a médio/longo prazo pode predispor outras doenças mais graves, inclusive câncer!
Autores
Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.