sábado, 10 de dezembro de 2022

Dicas para não perder a linha no fim de ano


O texto abaixo, foi postado pelo Dr. Bruno Halpern em seu instagram na semana passada. Como final de ano é uma época “problemática” para alguns, resolvi compartilhar aqui as dicas por ele dadas. 

Acrescento a seguinte dica: marque consulta com um médico nutrólogo logo em Janeiro, para verificar como está sua alimentação, hábitos de vida e realizar exames (caso tenha indicação clínica).

Att

Dr. Frederico Lobo



Dicas para não perder o foco em Dezembro

Dezembro começou e embora seja uma época alegre, muitos em tratamento de obesidade ou sobrepeso tem medo do que os excessos podem fazer. Assim, claro que festas e confraternizações devem ser momentos de alegria e não de preocupação, mas alguns cuidados devem ser tomados e vou postar algumas dicas, no estilo "Faça/Não Faça" como estratégias possivelmente úteis para aproveitar ao máximo esses eventos (adaptei de recomendações da Academia de Nutrição Canadense). 

👉Essas recomendações valem para pessoas que tem dificuldade em manter o peso, ou que perderam bastante peso. Para pessoas que estão contentes com seu peso, sem que para isso precisem de grandes esforços, estas dicas são bem menos importantes.

👉Infelizmente, pessoas que perderam peso devem tomar cuidado com períodos de grande oferta de alimentos, pois vários estudos já mostraram que a recuperação de peso ocorre em escadinha (isto é, num período de excessos eu ganho alguns quilos e não volto a perder e assim sucessivamente).

A) Não faça: seguir regras estritas (como negar a si mesmo alimentos que você gosta muito)

Faça: Se permita comer aquilo que você gosta e que come somente nessa época. Porém, pegue quantidades pequenas e coma devagar - cientistas já demonstraram que o prazer é maior nas primeiras porções, e quantidades pequenas podem ser suficientes para matar a vontade.

B) Não faça: se render aos "sabotadores" - evite aceitar repetir o prato ou a sobremesa só para agradar o anfitirão - isso pode levar a um círculo vicioso, em que você come mais e mais 

Faça: Aprenda a dizer não. Respostas simples como: "Estava delicioso, mas estou satisfeito", é muitas vezes suficiente.

C) Não faça: beliscar ao redor da mesa. É fácil comer muito se você fica próximo de uma mesa de buffet, principalmente se você chega com fome. 

Faça: Se planeje. Antes de ir para a festa, decida quantas entradas vai comer, se vai repetir o prato e a sobremesa. Se corre o risco de você chegar com muita fome, faça um lanche rico em proteína antes de sair.

D)  Não faça: não se preocupar com as bebidas alcoólicas, Não significa que você não pode beber nada. Apenas lembre que coquetéis (principalmente doces, com açúcar) podem aumentar muito as calorias do dia, sem dar saciedade. Além disso, quanto mais beber, maior a chance de exagerar no que come.  

Faça: Se limite a um drink por hora e decida antecipadamente um limite. Um bom jeito de se controlar é evitar que sirvam enquanto o copo ainda não está vazio.

E) Não faça: se esquecer dos perigos do escritório. Nessa época do ano é fácil se perder em bolos, trufas, chocolates, etc, que podem facilmente aumentar seu consumo em 400 kcal por dia

Faça: No mês de dezembro, mantenha um diário alimentar, para se planejar.  

F) Não faça: Se esquecer dos exercícios. Muitos compromissos nos fazem achar que não temos tempo para nos exercitar. 

Faça: Não tem tempo para 45-60 min? Sem problemas. Melhor fazer 15 minutos do que nada. Esse pouquinho já ajuda e aumenta a chance de você fazer escolhas melhores na festa.  

G) Não faça: Ficar com medo de se pesar ao voltar de férias e "esperar emagrecer" até voltar a se pesar. A chance de você perder o fio da meada é enorme.

Faça: Mesmo que saiba que engordou, se pese, pois assim você saberá exatamente qual será sua tarefa. Comece ativamente o processo de perda e não deixe para depois. 

Volto a lembrar que são apenas dicas, e algumas podem ser mais relevantes para alguns, ou não ser tão importantes para outros.

A idéia geral é que todos aproveitem momentos de confraternização e festas, mas com consciência. Há pessoas que não precisam se preocupar com o peso, e nesse caso, essas dicas não servem para muita coisa. 

O meu foco é principalmente para pessoas que já perderam muito peso e tem dificuldade em mantê-lo, ou que sabem que engordam com facilidade e correm risco de engordar ao longo da vida de pouco em pouco.

Autor: Dr. Bruno Halpern - Médico Endocrinologista

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.