quarta-feira, 29 de março de 2023

Tomar colágeno funciona?

 



Com base nos ensaios clínicos e revisões científicas existentes sobre esse tema, NÃO vemos bons motivos (resultados positivos x custo benefícios) em prescrever colágeno hidrolisado, principalmente quando o assunto é a melhora dos aspectos/saúde da pele. Apesar de alguns dermatos insistirem em prescrever.

Algumas revisões até trazem resultados de um leve benefício da suplementação com o colágeno para a pele, porém, ao avaliar os estudos que compõem esses trabalhos, é perceptível que há muitas falhas metodológicas (desconsideram fatores importantes, como alimentação e hidratação), além de uma boa parte ser patrocinada por empresas que produzem e comercializam colágeno.

Então, ao contrário de investir em colágeno para a pele, indicamos que nossos pacientes que tolerem, deem preferência a um melhor consumo de outras proteínas de alto valor biológico ao longo do dia (ovos, carnes magras, peixes, leguminosas, laticínios).

Com relação a utilização de alguns tipos de colágeno para alterações ortopédicas (UC-II, por exemplo), já existem estudos um pouco melhores e, em alguns casos, cabe a suplementação. Mas cada paciente é único e isso só poderá ser decidido após uma avaliação profissional (nutricionista e médico).

Autor: Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisores: 
Dr, Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM 13192 - RQE 11915
Márcio José de Souza - Profissional de Educação física e Graduando em Nutrição.
Dra. Edite Melo Magalhães - Médica especialista em Clínica médica - CRM-PE 23994 - RQE 9351 
Dr. Leandro Houat - Médico especialista em Medicina de família e comunidade - CRM-SC 27920 - RQE 20548 

0 comentários:

Postar um comentário

Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.