É muito comum no consultório o relato de pacientes que não gostam do sabor e que não colocam vegetais em seus pratos. E uma coisa é certa, os vegetais precisarão fazer parte do seu cardápio de uma forma ou de outra, principalmente se o seu objetivo for alcançar os melhores resultados possíveis relacionados à saúde e composição corporal.
A seletividade alimentar e a falta de vontade de ingerir folhas e legumes está intimamente associada à publicidade dos alimentos industrializados, que foi construída ao longo de vários anos e que influenciou muito os gostos alimentares atuais (crianças e adultos).
Por exemplo: publicidades de alimentos divulgadas na TV, internet e revistas, com propagandas de fast-foods vinculadas a brinquedos, bebidas açucaradas que mostram que você será "descolado" caso tenha aquele produto na sua mesa, e os salgadinhos, que apresentam os mascotes legais, tudo isso associado a cores "quentes" que despertam seu interesse de forma inconsciente.
Pensa comigo, o que é visualmente mais bonito, aquele sanduiche, quitanda, torta preparada ou os alimentos in natura?
Portanto, para melhorar seus hábitos alimentares, se dê a oportunidade de experimentar todas as folhas e legumes. Use a abuse de receitas, use molhos que sejam nutricionalmente bons, invista na apresentação e no preparo dos vegetais e, caso você seja pai/mãe, prepare e também consuma esses alimentos! Não dá para exigir algo dos filhos caso você não seja um exemplo para que ele siga. Ele não comerá folhas e legumes se esses alimentos não aparecerem no seu prato!
O acompanhamento nutricional é muito importante nesse processo de reeducação alimentar.
Autor: Dr. Rodrigo Lamonier - Nutricionista e Profissional da Educação física
Revisor: Dr. Frederico Lobo - Médico Nutrólogo - CRM-GO 13192 - RQE 11915 / CRM-SC 32949 - RQE 22416
0 comentários:
Postar um comentário
Propagandas (de qualquer tipo de produto) e mensagens ofensivas não serão aceitas pela moderação do blog.